As Virtualidades do WordPress

O WordPress é uma plataforma magnífica, que permite a qualquer um construir sites de uma forma fácil, grátis, com o apoio de uma enorme comunidade de competentes programadores que dão o melhor do seu esforço pessoal, desinteressadamente, para elevar a sua qualidade. O trabalho destes brilhantes programadores, em código PHP, tem sido o de tornar acessível a qualquer utilizador sem conhecimentos de programação a construção do seu site, sem grandes dificuldades. E têm-no conseguido, na realidade. Pelas razões apontadas, esta plataforma tem um enorme potencial de desenvolvimento à sua frente.

Construí o meu primeiro site – Página Pessoal de José Matias: www.josematias.pt – utilizando o velhinho Microsoft Frontpage, dentro dos meus fracos conhecimentos de informática, com a ajuda de várias pessoas e pesquisando na internet, sempre que tinha dúvidas. Passados alguns anos, comecei a sentir-me bastante limitado pelas poucas funcionalidades que o Frontpage – e depois o Microsoft Expression Web – permitiam. Nessa altura, fui aconselhado a construir um novo site no WordPress, plataforma que eu desconhecia então totalmente. De início, tive muitas dificuldades na construção do meu novo site – Eletricidade e Eletrónica: www.josematias.pt/eletr -, pois era um mundo totalmente novo para mim, não percebendo por onde havia de começar, em virtude de ser enorme a informação que eu tinha que assimilar de início e e de interligar. À medida que fui percebendo os conceitos e toda a lógica que existia por trás desta plataforma, fui, aos poucos, ficando rendido às suas virtualidades, que aumentaram exponencialmente quando comecei a perceber, e a encontrar, a enorme quantidade de plugins que existiam e que emprestavam ao WordPress cada vez mais funcionalidades que muito ajudavam o utilizador do WordPress.

Pode-se dizer que para cada nova funcionalidade, existe pelo menos um plugin grátis, para além de outros não-grátis. São milhares de plugins, nas mais diversas áreas, nomeadamente na: edição de texto, edição e tratamento de imagem ou vídeo, apresentação de widget’s no sidebar,  partilha com redes sociais, gestão de diferentes parâmetros do site, etc., etc..

Dadas as enormes potencialidades do WordPress, também se desenvolveu, paralelamente, uma grande indústria de produção de plugins, a pagar, os chamado plugins Premium. Por isso, ao pesquisar por plugins na internet, vamos sempre deparar com plugins freeware e plugins Premium. Cabe depois a cada um fazer a escolha daquele plugin que lhe interessa mais. Deve dizer-se também que os plugins Premium têm geralmente um custo reduzido, tendo em conta as dores de cabeça que nos tiram em algumas situações complicadas, à medida que nos tornamos mais exigentes com as funcionalidades do nosso site.

Pode encontrar também na internet centenas ou milhares de Temas que lhe permitem dar um layout diferente ao seu site, de acordo com os seus gostos pessoais. Também sobre este assunto encontra Temas grátis e Temas a pagar.

Dadas as enormes potencialidades do WordPress, pode encontrar-se na Internet assentes sobre esta plataforma, sites de todo o tipo, sobre todos os assuntos, desde sites totalmente amadores até sites altamente profissionais.

No site www.wordpress.org , pode encontrar toda a informação pretendida sobre o WordPress e sobre os plugins que lhe possam interessar. Além disso, o seu Fórum é de uma inestimável ajuda na resolução de dúvidas e problemas que sempre surgem durante a construção e a manutenção do site WordPress.

Assim, se pretende instalar um novo site, do que é que está à espera? Experimente o WordPress!

Próximo artigo: ‘Os plugins para WordPress’!!

PARTILHA  ESTE  ARTIGO!!

JMatias

www.josematias.pt

www.josematias.pt/eletr

www.facebook.com/jvcmatias

http://pt.linkedin.com/in/josevcmatias/

Sobre josematias

Licenciado em Engenharia Electrotécnica, ramo Energia e Potência, pelo I.S.T., em 1977, cedo comecei a leccionar no Ensino Secundário, desde 1975 até à data. A falta, então existente, de material didáctico para o apoio das aulas teóricas e práticas da área de Electrotecnia/Electrónica, fez despertar a necessidade de produzir textos de apoio para os alunos que, em colaboração com o colega Ludgero Leote, permitiu que fossem publicados os livros ‘Automatismos Industriais – Comando e regulação’, ‘Sistemas de Protecção Eléctrica’ e ‘Produção, Transporte e Distribuição de Energia’, em 1981/2/3. A partir daí, nunca mais parei de escrever, o que para mim é um prazer! O colega Leote, com outros interesses diversificados, desistiu de escrever para publicação. Escrevi ainda o livro Máquinas Eléctricas-Transformadores com o colega José Rodrigues que, entretanto, se deslocou para o Portugal ‘profundo’ (um abraço)! Tive uma curta experiência como Orientador Pedagógico, à Profissionalização, no Alentejo, muito interessante, mas que não foi suficiente para deixar o contacto directo com o aluno, e com os livros, os quais saem bastante enriquecidos com esse contacto permanente. Na verdade, é bem verdadeiro o velho ditado “ao ensinar, aprende-se duas vezes”. É esta a principal razão para continuar com o giz e o apagador, e não dentro de um qualquer gabinete, apesar dos problemas actuais do nosso ensino. Se, cada um de nós, dentro das suas possibilidades, características e competências, dermos algo aos outros, sairemos todos mais enriquecidos! O meu trabalho é fundamentalmente autodidacta, com muita pesquisa (nos livros, na Internet, no laboratório real e, agora, no virtual). Apesar das dificuldades do ensino, nunca desisti, e não vou desistir. Acredito que este país irá saber dar a volta por cima ! Depende de cada um de nós!
Esta entrada foi publicada em Artigos, Reflexões, Textos, Wordpress. ligação permanente.

2 respostas a As Virtualidades do WordPress

  1. Pingback: Como Melhorar As Suas Pesquisas No Google | Eletricidade e EletrónicaEletricidade e Eletrónica

  2. Pingback: A Pesca - Modalidades - Evolução Histórica | Eletricidade e EletrónicaEletricidade e Eletrónica

Deixar uma resposta