Livro ‘Biografia de Zé da Palacida’ – Pescador na Praia da Nazaré

Para aqueles que não tiveram oportunidade de comprar o livro durante o período da Feira do Livro no Centro Cultural da Nazaré, informamos que ainda podem comprá-lo no Centro Cultural até 4º feira (28 de Agosto) – período de arrumação e balanço – e futuramente na Biblioteca da Nazaré. Também podem pedi-lo para a Plátano Editora, onde foi publicado. Obrigado. 
 
Comprar na: Plátano Editora
 
Para mais informações, contactem-me nos links:
 
José Carreira Matias, mais conhecido na Nazaré por Zé da Palacida, hoje com 87 anos, foi um pescador multifacetado, do melhor que a Nazaré viu nascer. Teve uma atividade riquíssima ligada ao mar, e também ao rio, exercendo variadíssimas das modalidades de pesca, desde a Pesca Apeada, no areal, até à Pesca Embarcada, em barcos de pesca, nomeadamente: pesca da lagosta, pesca à groseira, pesca ao candil, pesca do arrasto (Arte Xávega), pesca ao corrimão, pesca à cana, pesca ao tresmalho, pesca ao varelho (a primeira de todas), pesca às enguias, com guelrichos e boqueirões, pesca à sertela, entre outras modalidades. Para além disso, foi funcionário nas Lotas do peixe da Nazaré, durante 25 anos, Comerciante-Taberneiro e de Artigos Regionais e ainda Conteiro dos Barcos de Pesca. A presente biografia, por mim escrita, e que foi publicada há poucos dias na Plátano Editora, pretende ser uma homenagem merecida a um Nazareno que, à sua maneira, deu o seu contributo para o esforço de crescimento da Nazaré e divulgação da sua imagem no exterior. Por isso, o meu obrigado, como filho e como Nazareno.
 
Versao_jpg_Capa

Sobre josematias

Licenciado em Engenharia Electrotécnica, ramo Energia e Potência, pelo I.S.T., em 1977, cedo comecei a leccionar no Ensino Secundário, desde 1975 até à data. A falta, então existente, de material didáctico para o apoio das aulas teóricas e práticas da área de Electrotecnia/Electrónica, fez despertar a necessidade de produzir textos de apoio para os alunos que, em colaboração com o colega Ludgero Leote, permitiu que fossem publicados os livros ‘Automatismos Industriais – Comando e regulação’, ‘Sistemas de Protecção Eléctrica’ e ‘Produção, Transporte e Distribuição de Energia’, em 1981/2/3. A partir daí, nunca mais parei de escrever, o que para mim é um prazer! O colega Leote, com outros interesses diversificados, desistiu de escrever para publicação. Escrevi ainda o livro Máquinas Eléctricas-Transformadores com o colega José Rodrigues que, entretanto, se deslocou para o Portugal ‘profundo’ (um abraço)! Tive uma curta experiência como Orientador Pedagógico, à Profissionalização, no Alentejo, muito interessante, mas que não foi suficiente para deixar o contacto directo com o aluno, e com os livros, os quais saem bastante enriquecidos com esse contacto permanente. Na verdade, é bem verdadeiro o velho ditado “ao ensinar, aprende-se duas vezes”. É esta a principal razão para continuar com o giz e o apagador, e não dentro de um qualquer gabinete, apesar dos problemas actuais do nosso ensino. Se, cada um de nós, dentro das suas possibilidades, características e competências, dermos algo aos outros, sairemos todos mais enriquecidos! O meu trabalho é fundamentalmente autodidacta, com muita pesquisa (nos livros, na Internet, no laboratório real e, agora, no virtual). Apesar das dificuldades do ensino, nunca desisti, e não vou desistir. Acredito que este país irá saber dar a volta por cima ! Depende de cada um de nós!
Esta entrada foi publicada em Arte Xávega, Biografias, Escrita, pesca, Pesca à cana, Pesca com tresmalhe, Pesca groseira, Pesca Lagosta. ligação permanente.

2 respostas a Livro ‘Biografia de Zé da Palacida’ – Pescador na Praia da Nazaré

  1. josematias diz:

    Teste 27-08-2013 22h 40 min

  2. Pingback: A Prainha Junto À Pedra Do Guilhim | Eletricidade e EletrónicaEletricidade e Eletrónica

Deixar uma resposta