Vantagens E Desvantagens Das Novas Tecnologias

A Tecnologia tem evoluído a uma velocidade espantosa! Todos os dias há novas descobertas científicas, novos equipamentos, novas funcionalidades, nas diferentes áreas do conhecimento: engenharia, informática, medicina, biomedicina, etc.

A utilização da Nanotecnologia – tecnologia aplicada a elementos muito pequenos, da ordem dos nanómetros = 10-9 metros – veio acelerar ainda mais o ritmo dos avanços tecnológicos; basta dizer que hoje já se consegue manipular eletrões individualmente, construindo transístores que funcionam por manipulação individual dos eletrões.

O transístor foi inventado em 1947 – há pouco mais de 60 anos -, o que permitiu dar um enorme impulso no desenvolvimento da eletrónica, informática e telecomunicações. A partir daí, foram criados os restantes componentes eletrónicos que permitiram todo o desenvolvimento tecnológico que se tem verificado na eletrónica, informática, telecomunicações e que permitiram criar todos os equipamentos que hoje utilizamos no dia-a-dia e que já não dispensamos: plasmas de tv, telemóveis, leitores e gravadores de dvd, computadores, portáteis, tablets, GPS’s, máquinas fotográficas digitais, câmaras de filmar digitais, gadgets diversos, etc..

A criação e o desenvolvimento da Internet veio permitir o acesso rápido a todo o tipo de informação, passando a funcionar como uma enorme biblioteca que podemos consultar em qualquer instante, rapidamente. A criação de computadores cada vez mais rápidos e potentes veio melhorar bastante o acesso democrático à Grande Rede de Transmissão de Dados e de Informação, ao mesmo tempo que deu grande impulso às descobertas científicas a todos os níveis, nomeadamente na descodificação do Genoma Humano, no tratamento das doenças mais difíceis e outras que exigem grande capacidade de computação e tratamento de dados.

Hoje, estamos sempre contactáveis, em qualquer lado – o que contrasta com o que acontecia há 60 anos. Se nos atrasamos a chegar a casa ou a um encontro qualquer, basta um telefonema rápido e deixamos toda a gente informada do atraso; há 60 anos, só quando chegássemos saberiam a razão do atraso e, em muitos casos, deixavam-se preocupados familiares e amigos quando o atraso era grande. Hoje, podemos contactar com qualquer um, por: telefone fixo, telefone móvel, Skype, MSN, Facebook e tantas outras redes sociais. Os jovens, hoje, só estão sós quando querem e quando fazem essa opção.

A qualidade de vida das pessoas melhorou bastante. Pode fazer-se muito mais coisas do que antigamente. O acesso ao conhecimento é muito mais fácil – está na ponta dos dedos, sobre as teclas de um pc, tablet ou telemóvel.

Contudo, a intimidade e a privacidade das pessoas sofreu um grande abalo. Com todas estas formas de comunicação, é difícil manter o mesmo grau de privacidade. Já não falando nos perigos que acarreta o facto de ser-se demasiado amigo das novas tecnologias, sem ponderar alguns cuidados informáticos e tecnológicos.

Por outro lado ainda, é sabido que a criação de novas maquinarias, novos automatismos nas empresas, fábricas, etc., veio retirar postos de trabalho ao ser humano – o que é uma desvantagem considerável. Além disso, com tantas novas tecnologias, tantos novos equipamentos, o nível de poluição ambiental produzido tem aumentado bastante no nosso Planeta.

Pode dizer-se, por isso, que a Evolução Tecnológica tem duas faces: uma boa e outra má.

Mas qual delas é maior? A boa ou a má?

É essa a grande questão que hoje se levanta! As vantagens serão maiores ou menores do que as desvantagens produzidas pelos avanços tecnológicos?

Será que o homem está, hoje, disponível para dispensar todas as comodidades trazidas pela Tecnologia?

Aguardo o vosso comentário a estas questões!!

Nota – Leia também os artigos:

Evolução Histórica da Tecnologia’ ‘(http://josematias.pt/eletr/wp-content/uploads/HistoriaTecnologia.pdf),

‘Cronologia dos Inventos mais Importantes ‘

(http://josematias.pt/eletr/wp-content/uploads/Inventos.pdf)

e outros textos na página:

http://www.josematias.pt/eletr/eletricidade/

 

8 de setembro de 2013

José Vagos Carreira Matias

PARTILHE  ESTE  ARTIGO!!!!!

www.josematias.pt

www.josematias.pt/eletr

www.facebook.com/jvcmatias

https://www.linkedin.com/in/josevcmatias

Sobre josematias

Licenciado em Engenharia Electrotécnica, ramo Energia e Potência, pelo I.S.T., em 1977, cedo comecei a leccionar no Ensino Secundário, desde 1975 até à data. A falta, então existente, de material didáctico para o apoio das aulas teóricas e práticas da área de Electrotecnia/Electrónica, fez despertar a necessidade de produzir textos de apoio para os alunos que, em colaboração com o colega Ludgero Leote, permitiu que fossem publicados os livros ‘Automatismos Industriais – Comando e regulação’, ‘Sistemas de Protecção Eléctrica’ e ‘Produção, Transporte e Distribuição de Energia’, em 1981/2/3. A partir daí, nunca mais parei de escrever, o que para mim é um prazer! O colega Leote, com outros interesses diversificados, desistiu de escrever para publicação. Escrevi ainda o livro Máquinas Eléctricas-Transformadores com o colega José Rodrigues que, entretanto, se deslocou para o Portugal ‘profundo’ (um abraço)! Tive uma curta experiência como Orientador Pedagógico, à Profissionalização, no Alentejo, muito interessante, mas que não foi suficiente para deixar o contacto directo com o aluno, e com os livros, os quais saem bastante enriquecidos com esse contacto permanente. Na verdade, é bem verdadeiro o velho ditado “ao ensinar, aprende-se duas vezes”. É esta a principal razão para continuar com o giz e o apagador, e não dentro de um qualquer gabinete, apesar dos problemas actuais do nosso ensino. Se, cada um de nós, dentro das suas possibilidades, características e competências, dermos algo aos outros, sairemos todos mais enriquecidos! O meu trabalho é fundamentalmente autodidacta, com muita pesquisa (nos livros, na Internet, no laboratório real e, agora, no virtual). Apesar das dificuldades do ensino, nunca desisti, e não vou desistir. Acredito que este país irá saber dar a volta por cima ! Depende de cada um de nós!
Esta entrada foi publicada em Evolução Tecnológica, Nanotecnologia, Novas Tecnologias, tecnologias, Transistores, vantagens e desvantagens da evolução tecnológica. ligação permanente.

3 respostas a Vantagens E Desvantagens Das Novas Tecnologias

  1. Pingback: Como Melhorar As Suas Pesquisas No Google | Eletricidade e EletrónicaEletricidade e Eletrónica

  2. Pingback: A Pesca - Modalidades - Evolução Histórica | Eletricidade e EletrónicaEletricidade e Eletrónica

  3. Pingback: Nanomedicina – nanotecnologia aplicada à saúde | Eletricidade e Eletrónica

Deixar uma resposta