Quem tem uma Biblioteca grande sabe bem o quão desagradável pode ser a procura de um dado livro no meio de tantos livros nas diferentes estantes da sua Biblioteca, quando se lhe perdeu o rasto. Tenho cerca de 2000 livros na minha Biblioteca, sobre os mais diferentes assuntos e já passei por essas situações. Por tópicos, os livros de Electricidade e Electrónica constituem o maior grupo, mas tenho livros sobre muitos assuntos: pedagogia, história, sociologia, geografia, política, mecânica, ciência, educação, etc..
Andei durante muitos anos a prometer que um dia iria fazer um arquivo digital, organizado em Base de Dados, de forma a encontrar e consultar rapidamente qualquer livro, sem correr o risco de perder muito tempo ou mesmo não chegar a encontrá-lo. Por razões diversas, só há poucas semanas iniciei esse trabalho.
Procurei primeiro na internet sobre software grátis que me permitisse construir facilmente uma Base de Dados e que permitisse alguma flexibilidade na escolha dos campos a incluir. Encontrei vários, nomeadamente: BookDB2, PHL8.2, Microsoft ACCESS, etc. O Access é complicado, pus logo de lado. O PHL.2 não gostei. O BookDB2 pareceu-me um bom software, mas não gostei da apresentação do print que ele apresenta, muito pequeno e sem possibilidade de formatação.
Quando já estava a pensar procurar um software pago, lembrei-me de experimentar o Excel. Fiz um pequeno teste com alguns campos que defini e lancei, fiz pesquisas por Filtros e fiquei rendido!! Era mesmo aquilo que eu queria. Decidi logo utilizar o Excel, que faz parte do Office 2010 que tenho instalado no PC.
A tarefa seguinte foi então a de escolher os campos que me interessavam para a Base de Dados. Após várias tentativas, decidi-me pelos campos seguintes, e com a sequência apresentada: Número, Estante, Título, Colecção, Autor, Editora, Edição (nº), Ano, Conteúdos, Categoria:
Claro que poderia ter escolhido outros campos. De qualquer forma, pode sempre acrescentar mais tarde outros campos, visto que o Excel é um programa muito versátil.
De seguida, é preciso muita paciência para lançar no Excel todos os livros da sua Biblioteca – trabalho que deve ser feito, pouco a pouco, diariamente. Depois de lançados alguns livros, pode logo começar a experimentar as funcionalidades de Pesquisa do Excel. O Excel tem um item na sua Barra de Tarefas que se chama Ordenar e Filtrar. Clica nele e depois clica em Filtrar:
Ao fazê-lo, na sua Base de Dados iniciada, vão aparecer umas abas recolhidas, com uma seta pequena, à direita de cada campo, onde você vai clicar. Eu cliquei no campo ‘Autor’, e apareceu-me uma lista com os autores que eu já tinha lançado na Base de Dados:
Como eu só estava interessado no autor A J Coker, por exemplo, desselecionei todos os outros, deixando só este autor seleccionado e apareceu-me a seguinte lista, com dois livros de A J Coker:
Claro que pode pesquisar por: Título, Colecção, Editora, Conteúdos, Categoria, etc..
Faço um print da lista e vou à estante 5, à procura dos livros numerados 483 e 485. E é isto!!
Do que é que está espera para fazer a sua Base de Dados!!??
Deixe o seu comentário sobre este artigo.
PARTILHA ESTE ARTIGO!!
(continua)
Nota: Leia também os artigos: A Escrita e a Criatividade – Texto 1, A Escrita e a Criatividade – Texto 2 – Pesquisa de Novas Ideias, A Escrita e a Criatividade – Texto 3 – O Projecto, A Escrita e a Criatividade – Texto 4 – Potenciar a Criatividade. A Escrita e a Criatividade – Texto 5 – O Ritmo e Horários de Trabalho, A Escrita e a Criatividade – Texto 6- Organização e Métodos de Trabalho.
JMatias 3_8_2013
<
p style=”text-align: center;”>http://pt.linkedin.com/in/jvcmatias/
Pingback: Como Melhorar As Suas Pesquisas No Google | Eletricidade e EletrónicaEletricidade e Eletrónica
🙂
Teste!
Pingback: A Pesca - Modalidades - Evolução Histórica | Eletricidade e EletrónicaEletricidade e Eletrónica
🙂
Boa tarde
Eu já fiz o meu teste com o Office 2007 e resulta na perfeição.
Alterei ligeiramente os nomes dos campos e o tamanho das células de acordo com as minhas necessidades e fiz testes por autores, editoras etc. e funcionou na perfeição.
Agora é (só) ir completando a base de dados.
Obrigado pela dica
Resulta mesmo bem. Já acabei a minha base de dados, com 3200 livros, e comecei a fazer pesquisas nela e ficou espectacular. Agora, encontro qualquer livro, a partir do título ou uma palavra do título, por autor, por editora ou por categoria geral.
Muito obrigado pela sugestão. Por acaso não chegou a experimentar uma base de dados que existe à venda na internet por cerca de 40 euros e com uma possibilidade grátis de experimentar até 100 dias ? Chama-se collectorz.com e dizem que é muito boa. Estou na dúvida…
Não experimentei. Fui logo para esta solução que, para mim, era mais fácil.